Avestruz (Mario Prata)
Situação de aprendizagem 9º ano do E.F.
1 – Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de
hipóteses
·
Propor aos alunos que
desenhem uma avestruz a partir da
descrição oral do professor;
·
Encaminhar os alunos
a uma partida de jogo da memória com imagens e nomes de diversas aves.
·
Organizar roda de
conversa sobre características, curiosidades e vivências dos alunos sobre as
aves que eles conhecem, propondo alguns questionamentos, como, por exemplo “O
que é um animal doméstico?” ;“Por que ele é chamado de doméstico?” ; “Quem já
foi ao zoológico ou a um sítio e viu aves?
·
Checar as hipóteses
conhecidas previamente no senso comum através de vídeos ou imagens sobre avestruz.
2 – Localização de informações; comparação de informações; generalizações;
·
Leitura compartilhada
do texto.
·
O aluno irá destacar
palavras ou expressões desconhecidas por eles e investigar seus significados no
dicionário;
·
Propor ao aluno que
descreva as características físicas e comportamentais da avestruz presentes no
texto;
·
O educador deverá
sistematizar as respostas dos alunos em um quadro fazendo uma comparação entre as hipóteses
levantadas pelos alunos com as informações encontradas nos textos (crônica e
vídeo).
·
Compõe-se uma ficha
técnica do animal ao lado da imagem produzida no ditado visual.
3 – Produção de inferências locais; produção de
inferências globais;
·
Inferências locais:
Quando o autor diz que tinha uma “plantação de avestruzes em Floripa o que ele
quis dizes e por que se autocorrigiu?
·
Que tipo de sensação
o narrador expressa ao definir o animal com termos como “ser meio abominável” e
“coisa”. O que seria um gigolô de avestruz ?Por que seria perigosíssima uma
avestruz com TPM?
·
Inferências globais:
Por que seria um absurdo criar uma avestruz na área urbana de São Paulo?
4 – Recuperação do contexto de produção; definição
de finalidades e metas de atividades de leitura;
·
Trazer recortes de
jornal com textos que são exemplos de crônicas narrativas, colocar os alunos em
grupos e pedir para que identifiquem as singularidades do texto “Avestruz” com
os do jornal;
·
Recuperar através do
roteiro as informações:Para quem o texto foi produzido? Com qual objetivo?
Quando? Onde? Qual a função social do texto?
·
Abordar as
características do gênero crônica narrativa e pedir que identifiquem nos textos
do jornal a estrutura e características presentes nos mesmos.
5 – Percepção das relações de intertextualidade;
percepção das relações de interdiscursividade;
- Passar trechos dos desenhos bíblicos: A Arca de Noé e Gênesis
·
Pedir aos alunos que
interpretem a versão que o narrador manifesta pela avestruz através do discurso
bíblico, levantando temas,expressões e figuras em comum;
6 – Percepção de outras linguagens; elaboração
de apreciações estéticas e/ou afetivas;elaboração de apreciações relativas a
valores éticos e/ou políticos.
·
Debater com os alunos
a questão dos limites frente a figura do garoto e o padrão estético da
sociedade atual;
·
Propor que os grupos
de alunos criem uma peça de teatro em que seja discutida a questão estética e
comportamental humana a partir do ponto de vista da avestruz como narradora.
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